Notícias

Diretora da APLB Feira participa de videoconferência promovida pelo MEC

Diretora da APLB Feira participa de videoconferência promovida pelo MEC

28 de Agosto de 2015 - 00:00:00h

A professora Marlede Oliveira, diretora da APLB Feira, participou nesta quinta-feira (27), no Núcleo Regional de Educação, de uma videoconferência promovida pelo Ministério da Educação (MEC) sobre a Base Nacional Comum da Educação - um conjunto de conhecimentos e habilidades essenciais que cada estudante brasileiro deve aprender a cada etapa da Educação Básica, para que possa se desenvolver como pessoa, se preparar para o exercício da cidadania e se qualificar para o trabalho. Diversos Trabalhadores em Educação estavam presentes no evento.
 
A Base Nacional Comum
 
O movimento pela Base Nacional Comum da Educação (BNCE) se formou em abril de 2013, a partir do seminário internacional Liderando Reformas Educacionais. Desde então, um grupo diverso – composto por pessoas com longo histórico de atuação em instituições relevantes no cenário educacional brasileiro – decidiu se mobilizar pela causa da construção da Base Nacional Comum e vem buscando colocar em prática ações que possam facilitar e acelerar esse processo.
 
Dentre os principais objetivos do movimento, num primeiro momento, destacam-se: contribuir para inserir o tema na agenda da educação brasileira; mobilizar atores importantes em torno da causa; produzir estudos e pesquisas para subsidiar esse debate; e garantir, ao longo do processo, a observação de alguns princípios que consideramos fundamentais para que essa Base possa, de fato, chegar a cada sala de aula brasileira e ajudar a melhorar a educação no país.